Mensagens

A mostrar mensagens de junho, 2011

Mensagem

    Vasculha o lixo. Desconhece-se o motivo.     A fome também tem cheiro, ninguém pode duvidar, mas quem quer cheirá-lo? Também há excentricidades - e tudo quanto vem de alguém que vasculha o lixo é merecedor de respeito. E há ainda o que desconhecemos.     É noite cerrada, mas percebe-se que é ágil. E competente.     Continua a vasculhar o lixo. O que procura ele?    Mas nada no lixo lhe convém. Todos os objectos são largados, todos os restos de comida arremessados.     O que dizer de alguém a quem nem o lixo tem coisas a dar?, pensarão muitos dos que o observam por detrás das cortinas.     Está agora cercado de restos, analisa-os. Para quê?     Compaixão - eis o sentimento principal partilhado por quem o observa.     O homem pára, retira do bolso um isqueiro e pega fogo ao lixo. A chama alastra-se e sobe alto. Aquece as mãos na fogueira (quão bela, a imagem) - mas como evita ele queimar-se?     Empatia e estupefacção - eis os sentimentos principais agora partilhados por quem o obser

Cinema #6

Imagem
Dirigido e protagonizado por Orson Welles em plena idade madura: 25 anos. Uma afronta. Aqui, excertos intervalados com comentários das mais diversas personalidades.

As mãos e o pássaro

Vê como segura o pássaro. Tem mãos carentes - vê como segura o pássaro. Vê como não faz barulho, o pássaro - não tem ar. Vê como morre o pássaro, esmagado pelas mãos carentes. Vê agora como olha o pássaro. Vê como chora a morte dele. Vê também, com atenção, A solidão das mãos destreinadas para a Natureza. E como também elas morrem devagar a cada gesto.

Banda sonora #6

Imagem
    Somos acidentes à espera,     à espera de acontecer.  

Sedução

    A mulher afasta-se, os tacões emudecem na distância. O homem segue, atento, o desenrolar da ausência e do silêncio, enquanto impulsos arriscados lhe povoam o pensamento.      Neste momento, qualquer proximidade será desaconselhável; parece perigoso, assim com os ouvidos tapados e os dentes cerrados, agitado como se o sangue lhe queimasse as veias.

Cinema #5

Imagem
Uma das melhores adaptações recentes para filme. E que dizer deste diálogo?

Banda sonora #5

Imagem

Ginástica perigosa

Exercício de escrita para leitores 1 (ou, simplesmente, subtracção): 1. Confrontado com o diagnóstico que lhe prognosticava um desenlace trágico, fez tudo o que estava ao seu alcance para travar o avanço da infecção. Reunindo todos os meios - financeiros e de outras naturezas -, contratou o mais conceituado especialista no campo das doenças do aparelho respiratório. O panorama tornou-se mais animador - vislumbrou-se uma cura. 2. Com a perspectiva - medicamente atestada - de uma vida curta, não baixou os braços. Munido de instrumentos importantes, aliciou o médico mais competente do mundo para sitiar o que lhe contaminava a respiração. 3. Perante o diagnóstico, agiu. Solicitou o melhor pneumologista e colocou-se a possibilidade de cura. 4. Contrariou a morte .   Exercício de escrita para leitores 2 (ou, simplesmente, soma): 1. Espancou o filho.  2. Ao tomar conhecimento do que o filho fizera, teve um ataque de fúria e esmurrou-o.  3. Com relativa facilidade, chegara à conclusão

Cinema #4

Imagem
O filme que mais marcou os meus verdes anos.

Banda sonora #4

Imagem

Cinema #3

Imagem