Mensagens

A mostrar mensagens de 2019

Da cura e outros males

Porque na verdade — e talvez seja essa a mais dura e resistente das constatações — a nossa importância não justifica uma microscópica parte das angústias que carregamos.

2019 em versão compacta

Imagem

Um tradutor literário a caminho da descrença

Trabalha-se, estuda-se, transpira-se, sacrifica-se, exclui-se, abdica-se, insiste-se, resiste-se, exaspera-se, desespera-se, adoece-se, mas faz-se, uma e outra vez, vai-se sempre fazendo, avançando mesmo contra a mão e a corrente, contra toda a força contrária que houver, sempre em nome de um bem que se julga maior. Mas se os honorários avançam no sentido inverso das honrarias, para quê insistir numa missão que será já quiçá uma sorte de ingrata estupidez?

Dos passos no trajecto

«Em breve esquecerás tudo, e em breve serás esquecido.» Marco Aurélio,  Meditações

Qualquer coisa de intermédio

JARDIM-LUTO é (talvez) o vento que embala — tão gentil (para a morte) o coração Criança e Rosa , Gennady Aygi Edição: Flâneur Tradução: Daniel Jonas

Espelho do avesso possível

Imagem

Da marginalidade

No fundo, resume-se a isto: Se saísse da periferia deixaria de ver o centro.

Quão mais baixo desceremos?

Imagem

Das frases perfeitas

«[...] os gestos arredondam-se quando cuidamos de plantas.» Herberto Helder Os Passos em Volta

Da condescendência parola (que persiste)

Um debate na televisão sobre um um jogo de futebol realizado no «norte do país» [sic (duplamente)]. Um dos intervenientes diz isto: «Há que dar os parabéns ao norte pela sua capacidade de organização.» Todos assentem. No mesmo dia houve um acontecimento importante em Lisboa. Do lugar e suas capacidades ninguém disse coisa alguma. Continuo a olhar para o televisor sem saber o norte.

Dos que passam no tempo sem dele saberem

Reclamas a guerra como mote. Digo-te em resposta — esbarrando sereno na surdez que é origem e sintoma do ego chegado ao osso — que a guerra é sempre o passo em falso que estatela quem não sabe o tempo. 

Da recusa

Imagem

Beckett revisitado

Imagem
Watt , Samuel Beckett Edição: Assírio & Alvim Tradução: Manuel Resende

Para arrumar a casa

Para arrumar a casa, criei um site. Ei-lo: https://manuelalbertovieira.wixsite.com/autor

Mensagem ao burgo

Os escritores portugueses devem colocar-se e viver à margem, devem ser mais perigosos. (Apropriação - e ligeira alteração - das palavras que Don DeLillo destinou aos autores americanos.)