Mensagens

A mostrar mensagens de junho, 2014

O engano da identidade

Há quem repita mil vezes uma mentira para fugir da verdade e há quem repita mil vezes uma verdade para fugir da mentira. 

Uma (quase) rima colérica

Tão bom quando um revisor nos arruina uma tradução.

O escritor e o fonógrafo

«O escritor está na situação de um mudo atado de mãos e pés, incumbido de pôr a funcionar um fonógrafo fazendo girar a manivela com o nariz.» Boris Vian, Boris Vian por Boris Vian — Palavras e Aforismos Edição: Fenda Tradução: Sarah Adamopoulos 

A partida e o regresso

O regresso é sempre mais fácil do que a partida. Não admira, pois, que muitos de nós optemos por ficar. Mas sem nunca experimentarmos a apaziguadora e reconfortante sensação do regresso.

Fumadores, esses criminosos

Imagem
Depois de um episódio passado hoje num café, lembrei-me desta crónica do Vasco Pulido Valente e resgatei-a. Como me soube bem o cigarro (ao ar livre) após as duas bestas equipadas a rigor para o seu jogging matinal se deram a conhecer como tal.

O universo é um ponto

Juan José Millás diz que o mundo é a rua da nossa infância. Muito antes, Tolstói dissera basicamente o mesmo, ao afirmar algo como: «se queres ser universal nunca deverás sair da aldeia onde nasceste.» A minha rua era bizarra: havia crianças que queimavam ratazanas em fogueiras, a precocidade da sexualidade escandalizaria os mais liberais, as pedras contavam-se entre os brinquedos favoritos, morriam pessoas de mortes cruéis — da overdose ao suicídio.  Assim sendo, que mundo é o meu?

Russell Edson procura-se

Se houver por aí alguém disposto a vender um livro de Russell Edson, por favor contacte-me por email. Os sites estrangeiros onde costumo comprar livros estão com atrasos históricos nos envios. Que seja do meu conhecimento, em português apenas foi dado à estampa O Espelho Atormentado (há muito esgotado), mas, na verdade, tenho preferência pelas edições originais. Obrigado. 

A felicidade e o atraso

A felicidade dizia-lhe «Anda», mas quando ele chegava ao sítio ela já lá não estava. Dizia então de si para consigo: «A felicidade é um capricho da visão.» Mas não desistia.