Ginástica perigosa

Exercício de escrita para leitores 1 (ou, simplesmente, subtracção):

1. Confrontado com o diagnóstico que lhe prognosticava um desenlace trágico, fez tudo o que estava ao seu alcance para travar o avanço da infecção. Reunindo todos os meios - financeiros e de outras naturezas -, contratou o mais conceituado especialista no campo das doenças do aparelho respiratório. O panorama tornou-se mais animador - vislumbrou-se uma cura.

2. Com a perspectiva - medicamente atestada - de uma vida curta, não baixou os braços. Munido de instrumentos importantes, aliciou o médico mais competente do mundo para sitiar o que lhe contaminava a respiração.

3. Perante o diagnóstico, agiu. Solicitou o melhor pneumologista e colocou-se a possibilidade de cura.

4. Contrariou a morte.  

Exercício de escrita para leitores 2 (ou, simplesmente, soma):

1. Espancou o filho. 

2. Ao tomar conhecimento do que o filho fizera, teve um ataque de fúria e esmurrou-o. 

3. Com relativa facilidade, chegara à conclusão de que o dinheiro lhe fora roubado pelo filho. Transtornado com o inesperado abalo na sua história íntima, perdeu a fé em certas coisas e socou-o com violência. 

4. Necessitado de dinheiro, roubou algumas notas ao pai. Este, escrupuloso na contabilidade, de imediato notou a subtracção na carteira. Depois de reconstituir o percurso das notas e da carteira, concluiu, inequivocamente, que o dinheiro desaparecera dentro de casa - e que o suspeito era apenas um. Encostou o filho à parede e este acabou por confessar. Constatando que tantos anos de ensinamento moral se haviam desmoronado naquele gesto, ele próprio abandonou o seu código de valores e esmurrou o filho até lhe escorrer sangue dos punhos. O filho estatelou-se no chão, inanimado.